Skip to content

Contabilidade para empresas de Tecnologia – 5 dicas

A imagem exibe um homem de negócios usando um tablet, do qual emanam gráficos e ícones holográficos representando diversas funções empresariais e tecnológicas, simbolizando a integração da tecnologia avançada na 'Contabilidade para empresas de Tecnologia'.

As empresas de tecnologia estão em franca ascensão e a contabilidade pode ser uma grande aliada em seu crescimento, não apenas oferecendo apoio burocrático, mas apontando soluções e oportunidades de forma estratégica. Com foco no crescimento, confira algumas dicas contábeis e boas práticas que pode impulsionar a sua startup ou empresa de TI!

Qual a importância da contabilidade alinhada com as empresas de tecnologia?

A Contabilidade evoluiu bastante nestas últimas décadas, assumindo uma abordagem mais ágil, dinâmica, enxuta e arraigada aos recursos tecnológicos oriundos da transformação digital e da expansão tecnológica, também ocorridas nas últimas décadas. São setores que cresceram muito e em simbiose nos últimos anos.

Assim, o escritório de contabilidade para empresas de tecnologia é responsável por suas questões fiscais, trabalhistas e contábeis, que quando alinhado com abordagens modernas, como a Contabilidade Consultiva, por exemplo, pode oferecer oportunidades que vão muito além de questões burocráticas ou corriqueiras.

A Contabilidade deve ser alinhada com as soluções tecnológicas utilizadas por estas empresas em suas atividades e contribuir com uma perspectiva ágil e estratégica na construção da organização e na identificação de oportunidade de negócios. Por isso, o contador que atende a este tipo de empresa deve ser especializado em TI para a melhor performance contábil e tomada de decisão.

1) Opte por uma contabilidade que integre os dados da sua empresa de TI

A OSP Contabilidade, alinhada com as premissas da Contabilidade 5.0, oferece um atendimento 100% integrado, para que a empresa de tecnologia tenha acesso às suas informações em tempo real. A OSP tem 44 anos e sempre se destacou pelo pioneirismo e inovação. Conta com especialistas no segmento tecnológico e soluções de automatização de processos, inteligência artificial, machine learning e IoT.

2) Conheça os benefícios fiscais para o segmento

A Lei do Bem, Inova Simples e os programas de Incentivo à Tecnologia e Inovação, por exemplo, são benefícios fiscais para empresas de tecnologia da informação. No entanto, não são os únicos. Dependendo do segmento, região ou atividade, é possível aderir a outros programas de vantagens.

A Lei do Bem, por exemplo, que é uma das formas de apoio governamental à inovação tecnológica é a concessão de incentivos fiscais às empresas que realizam atividades de PD&I, conta com alguns requisitos:

  • Empresas em regime no Lucro Real,
  • Empresas com Lucro Fiscal,
  • Empresas com regularidade fiscal (emissão da CND ou CPD-EN),
  • Empresas que invistam em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento.

Para saber sobre este e outros programas de benefícios ficais para empresas de TI, fale com os especialistas da OSP Contabilidade!

3) Faça um planejamento tributário eficiente

Tudo começa com o planejamento! O planejamento tributário é uma ferramenta fundamental para o crescimento de empresas de tecnologia. Ele deve ser realizado todos os anos, avaliando as atividades realizadas e o faturamento registrado e inclusive o previsto pela organização. Além disso, esta atividade envolve a busca por benefícios fiscais e programas de incentivo para o setor.

4) Mantenha o controle das finanças

O controle financeiro é uma tarefa constante para qualquer empresa. É possível automatizar instrumentos como o fluxo de caixa e outras obrigações fiscais, o que torna o processo contábil mais dinâmico e oferece grandes vantagens para o crescimento do negócio.

Por exemplo, a demonstração do resultado do exercício permite avaliar a situação econômica do negócio e definir saídas estratégicas para ampliar o faturamento do negócio, além de impactar a decisão de investidores.

5) Descubra o regime tributário mais adequado para o seu negócio

Qual será o melhor regime tributário para empresas de tecnologia? Esta é uma decisão que os gestores devem refletir junto ao seu contador. Deve considerar o porte, o faturamento da empresa e atividades realizadas. Nem sempre o Simples Nacional é a melhor opção para o negócio. É preciso considerar modelos como o Lucro Real e Lucro Presumido – que podem ser tão vantajosos quanto o modelo unificado de tributação e podem permitir a participação em programas de incentivo. Por isso, fale com a OSP Contabilidade!

Veja também: Dívidas Tributárias – 10 dicas sobre como liquidar as dívidas do seu negócio

Gostou das dicas sobre contabilidade para empresas de tecnologia? Deixe o seu comentário e compartilhe estas ideais em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.