Dicas importantes para escolher um escritório de contabilidade para a sua empresa

Nunca foi tão concorrido o mundo dos negócios como nos dias de hoje. O crescimento econômico do nosso país nos últimos anos, abaixo do esperado, não desmotivou os empreendedores brasileiros. Atualmente o Brasil é o terceiro maior país em número de empreendedores, atrás apenas da China e Estados Unidos. Abrir uma empresa se tornou algo desejável. São mais de 27 milhões de pessoas envolvidas ou em processo de criação de um negócio próprio.

 

Sabemos que a base de crescimento para qualquer empresa, independente do porte e área que esteja, é a formação de uma equipe multidisciplinar de profissionais, cada um de olho e assumindo responsabilidade específicas a sua formação e competência. Desta forma, o empreendedor poderá focar suas energias no planejamento estratégico da sua empresa, produzindo o desejado crescimento.

 

Por essa razão, ter um profissional da contabilidade preparado e competente trabalhando para o seu negócio, não só melhora o seu funcionamento, como ajuda a reduzir os custos, exemplo: Auxiliando o empresário na escolha do regime de tributação mais adequado para o seu negócio e ainda diminuindo os riscos de prejuízos futuros.

 

Desta forma, conheça algumas dicas importantes na hora de escolher o contador ou escritório de contabilidade para a sua empresa.

 

1) Procure por indicações de bons serviços

Um bom começo é solicitar a empresários conhecidos que estejam satisfeitos com o trabalho de suas empresas contábeis e poderão avaliá-la.

Você também pode fazer uma busca na Internet e identificando um escritório contábil, solicite referências entre seus clientes e procure saber como está a relação com o escritório. Verifique o apoio prestado, os processos, a agilidade, dentre outras questões que possam vir a ser um diferencial em sua escolha.

 

2) Escolha um escritório especialista na atividade da sua empresa

Dê preferência para escritório que já atendam outras empresas da sua atividade. Alguns segmentos possuem exigências fiscais diferenciadas, assim como outras especificações de trabalho. Escritórios de contabilidade que já conheçam os detalhes da área de atuação de sua empresa, poderão propor soluções mais eficientes para resolver imprevistos ou mesmo as questões cotidianas.

 

3) Analise o sistema de comunicação oferecido pelo escritório

Um contato próximo traz respostas rápidas e precisas. Por isso, manter canais de comunicação ágeis e ativos é um diferencial que deve ser levado em conta. Questione sobre os canais de atendimento disponibilizados pelo escritório. Atualmente além de telefones e e-mails, outros canais como, Skype, Hangout, CRMs, garantem proximidade e agilidade. Analise também o tempo de resposta aos questionamentos.

 

4) Busque informações sobre a infraestrutura de T.I. do escritório

Atualmente a maioria das informações contábeis e fiscais prestadas ao Fisco seja ele Federal, Estadual ou Municipal são transmitidos e checadas de forma eletrônica. Desta maneira é imprescindível que a empresa de serviços contábeis possua estrutura de tecnologia, softwares e pessoas, adequados as necessidades. Verifique o conhecimento do responsável do escritório por assuntos como: SPEDs, Declarações eletrônicas, Notas fiscais eletrônicas, dentre outros. Informações divergente enviadas poderão gerar multas e dores de cabeça.

 

5) Verifique a situação cadastral do escritório junto aos órgãos de classe

Após identificado os escritórios candidatos, antes da assinatura do contrato de prestação de serviços contábeis, é indispensável checar a situação do escritório e dos profissionais nos órgãos de classe. Consulte o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) para saber se o escritório é um afiliado e também o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para confirmar o registro da empresa contábil e responsáveis técnicos, bem como a regularidade das inscrições.

 

6) Busque por aqueles que oferecem mais do que apenas o básico

Além do cumprimento de todas as obrigações fiscais e contábeis que a Lei exige. Avalie o preparo e o conhecimento dos profissionais do escritório contábil. Nos dias de hoje, o contador pode ajudar o empresário em outras frentes importantes. O seu conhecimento também permite que ele trace e pense estratégias financeiras baseadas, por exemplo, em um planejamento tributário. Afinal, o ideal é que o seu empreendimento, além de ter uma atividade contábil bem executada, tenha integração plena ao sistema de gestão como um todo. O contador, então, pode ajudar na definição de preços e custos, visando melhores margens de lucro. Intervir nos processos de compra, analisar dívidas e verificar ativos.

 

7) Entendam a legislação

Nosso complexo sistema legislativo exige dos empresários o suporte de profissionais conhecedores e atualizados. Compreender a legislação fiscal, tributária, previdenciária e trabalhista faz grande diferença na hora do empresário enxergar novas oportunidades no mercado. Procure avaliar se os profissionais do escritório estão atualizados e conhecem a legislação.

 

8) Procure por segurança e transparência

O contador, no íntimo de suas atribuições, tem que lançar, com clareza e detalhes, todas as operações relativas ao exercício de uma empresa. É esse profissional que cuida da organização, da gestão econômica, apura resultados e faz os cálculos de tributos, orientando também a movimentação financeira.

A relação cliente x contador deve ser 100% transparente, para isso o cliente precisa sentir-se seguro com o contador que contratar. Por isso a confiança e transparência na relação é essencial para o êxito da parceria.

Consulte se o escritório possui seguro de responsabilidade civil sobre os serviços contratados e qual as condições da apólice.

 

9) Certifique-se sobre o pagamento dos tributos e honorários

É difícil de acreditar, mas ainda existem escritórios contábeis que realizam o pagamento dos tributos de seus clientes. Essa situação pode causar inúmeros problemas. Apesar de em muitos casos, conseguirem reduzir tributos empresariais, através do planejamento tributário, o pagamento dos títulos é responsabilidade da empresa. O escritório de contabilidade fica responsável pela apuração e controle dos vencimentos, encaminhando as guias nas respectivas datas, à empresa para que ela realize o pagamento.

Se o empresário notar irregularidades no serviço de contabilidade, ele pode a qualquer momento denunciar o escritório ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC), fazer a rescisão do contrato e procurar outro profissional.

 

Quanto ao valor dos honorários, ele depende da quantidade e complexidade dos serviços os quais serão contratados. Aconselha-se sempre fazer orçamentos em vários escritórios, analisando o custo-benefício de cada um. O valor dos honorários deve ser proporcional ao serviço prestado. Desconfie de preços praticados abaixo da média de mercado.

 

10) Realize uma visita ao escritório de contabilidade

Não tem como falarmos de uma empresa de contabilidade eficiente e que atende bem os seus clientes, sem que exista em seu ambiente físico organização, processos bem definidos e uma equipe de profissionais treinados e preparados. Esses itens bem trabalhados se traduz em um ambiente de trabalho organizado e limpo. Fique atento com contadores que trabalham em ambientes caóticos. Dificilmente será possível oferecer um bom serviço dessa forma.

 

E por fim, é essencial ter confiança nos profissionais e no escritório de contabilidade. Lembre-se sempre de que nesta relação serão discutidas informações confidenciais e de extrema importância para sua empresa, por isso sentir-se confortável é imprescindível.

Veja mais noticias em nosso Blog https://www.ospcontabilidade.com.br

Conheça nosso site https://www.ospcontabilidade.com.br/

Artigos Recomendados