Como construir uma equipe de alta performance

Uma empresa é mera abstração. O que dá essência ao negócio são as pessoas que trabalham nele. E o mercado cada vez exige mais estratégias inteligentes na atração, gestão e desenvolvimento de pessoas. O conceito de equipe de alta performance é um exemplo do que pede o mercado atualmente: equipes de especialistas, mas que saibam explorar a experiência em equipe e que sejam pessoas alinhadas com a gestão de alta performance, o negócio da empresa e os parâmetros e competências atualmente exigidas para desenvolver diferenciais estratégicos. Mas como ocorre isso na prática?

Aspectos de uma equipe de alta performance

Uma empresa para ter resultados deve contar com um time de profissionais competentes, motivados, engajados, criativos, alinhados com os objetivos e ideais da empresa. É preciso que estes profissionais tenham como suporte uma cultura organizacional que permita o engajamento, o compartilhamento de aprendizado multilateral, a iniciativa e a autonomia.

Veja que não basta ter os melhores profissionais, com todas as competências exigidas pelo mercado, se não há um ambiente cultural corporativo que também seja de alta performance.

Uma equipe tão extraordinária não acontece da noite para o dia e um dos caminhos essenciais da equipe de alta performance é capacitação constante: o profissional precisa continuar buscando respostas e a empresa precisa oportunizar situações de desenvolvimento humano.

Vale lembrar que as equipes que apresentam alto desempenho acabam se tornando um diferencial competitivo para o seu negócio, fazendo com que ele se destaque entre os concorrentes. Logo, investir em desenvolvimento humano e cultura organizacional não é um custo.

Dicas para criar uma equipe de alta performance

Vejamos algumas dicas para criar uma equipe de alta performance em seu negócio:

1 – Recrutamento e seleção de alta performance – Tudo começa nesta fase. É preciso saber escolher muito bem os profissionais que irão compor o seu time. Quais os critérios necessários que transcendem os aspectos técnicos e cognitivos dos candidatos? Que competências são necessárias para todos os profissionais tendo em vista a performance da equipe? O que o posicionamento da empresa pede dos candidatos?

2 – Liderança de alta performance – Ter líderes de alta performance é essencial para desenvolver equipes de alta performance. Este tipo de líder não é uma liderança qualquer: além de ser uma referência para os demais candidatos e servir de mediador nas estratégias da empresa para com os colaboradores, deve este líder formar novos líderes, considerando cada funcionário um líder em potencial na sua função.

3 – Defina metas inteligentes e desafiadoras – Os bons resultados de uma equipe de alta performance dependem de metas inteligentes, claras e desafiadoras. Não adiante ter uma equipe de alta performance se não houver um direcionamento para estes profissionais. As metas devem motivar os seus colaboradores a saírem da zona de conforto.

4 – Recompensas satisfatórias – Além der salários adequados, para a equipe de alta performance que se superar e apresentar bons resultados, ofereça elogios, vantagens, oportunidades de crescimento, brindes, confraternizações, etc. Compartilhe sempre os resultados com que os ajuda a alcançar.

5 – Priorize a comunicação – Uma equipe de alta performance é aquela que se comunica – seja os colaboradores entre si e os gestores com todos os estratos da corporação. E mais: é preciso incentivar a boa comunicação, sendo esta transparente e horizontal. O feedback, por exemplo, é uma ferramenta comunicativa que deve ser incentivada para alinhar, promover, explicar ou mesmo indicar melhorias, sejam pessoais ou de equipe.

Veja também: Corte de custos e despesas – Como impactar de verdade os resultados do seu negócio?

Gostou das dicas sobre equipe de alta performance? Deixe um comentário a seguir! Confira outras dicas e novidades da OPS Contabilidade no Instagram!

 

Artigos Recomendados