Burocracia brasileira – Estratégias para vencer este desafio

Que a burocracia brasileira é uma grande limitação para o crescimento das empresas no país, isso não é novidade. Mas os gestores não precisam apenas aceitar o cenário tal como se encontra: há formas de se adaptar e buscar soluções estratégicas para fazer com que seus negócios possam crescer de forma sustentável. A seguir, indicamos 5 estratégias para lidar com a burocracia.

1) Foque nas parcerias

Uma forma de suprimir os efeitos da burocracia é fazer parceiras, seja com fornecedores, instituições sem fins lucrativos, com concorrentes e outras empresas do setor, ecossistemas de empresas, investidores, etc. Isso pode reduzir os custos com tributos e impostos, além de permitir com que a sua empresa tenha mais resultados.

DESTAQUE: Segurança da Informação e Contabilidade – Como ter lucro e evitar riscos

2) Aposte no diferencial

Uma estratégia para superar o efeito da burocracia brasileira é focar em diferenciais que o seu negócio tem condições de desenvolver, soluções que o mercado procura e eu pode ser uma exclusividade da sua empresa. Já que a sua empresa está enquadrada adequadamente e você conhece quais são os tributos relacionados às suas atividades, a dica é buscar possibilidades não antes percebidas para expandir os seus produtos e serviços e fazer diferente.

burocracia brasileira

3) Adquira conhecimentos sobre o mercado

A pesquisa de mercado é essencial no início de suas atividades, mas deve ser feita periodicamente. É importante que o gestor esteja sempre atento aos movimentos do mesmo, percebendo as suas tendências e o demandas. Saiba ainda mais sobre as oportunidades do seu segmento (enquadramento, vantagens cedidas pelo governo, participações, etc.). O mercado deve ser encarado como um mar de oportunidades, sendo que estas muitas vezes também podem ser criadas e nem sempre estão aparentes.

4) Busque saídas contábeis para a burocracia brasileira

O próprio sistema burocrático tem as suas normas e possibilidades. Nem sempre o gestor por si só é capaz de reconhecê-las na sua integridade. Por isso, uma saída para lidar com a burocracia brasileira é justamente contratar uma assessoria contábil especializada no seu tipo de negócio, que possa assumir a parte burocrática e deixá-lo tranquilo que as normas e Leis serão cumpridas e você poderá focar no core do seu negócio.

Certos segmentos possuem benefícios fiscais, que um contador especialista no segmento poderá orientá-lo quanto as condições para a utilização dessas vantagens.

5) Busque novos mercados

Outra forma de lidar com a burocracia brasileira é buscar novos mercados, dentro e fora do Brasil, conforme as necessidades da sua empresa. Vemos uma grande necessidade dos negócios na atuação não apenas local, mas expandindo gradativamente as suas fronteiras. No caso do exemplo acima, das empresas de tecnologia, a não localidade é uma possibilidade cada vez mais real.

Veja também: Contabilidade para o Terceiro Setor – Como obter os melhores resultados?

O que achou das dicas sobre como lidar com a burocracia brasileira? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!

Artigos Recomendados