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Accountability – Como otimizar a prestação de contas

A imagem mostra um aperto de mãos entre duas pessoas sobre um fundo desfocado onde se pode ver um laptop e alguns papéis, sugerindo uma reunião profissional ou um acordo, o que pode estar relacionado ao conceito de 'Accountability', implicando responsabilidade e transparência em ações e decisões dentro de uma organização.

Cada vez mais frequente nas empresas brasileiras, o termo Accountability refere-se a aspectos éticos e de prestação de contas, responsabilização e transparência, condições essenciais para qualquer negócio.

Também é uma forma de basear a tomada de decisão, efetuar melhorias e organizar melhor os processos da empresa. Mas como colocar isso em perspectiva? Veja a seguir o que é Accountability e como aplicar na sua organização!

O que é Accountability?

Não há uma tradução exata para Accountability. Em termos gerais, refere-se à a qualidade ou o estado de responsabilidade. É um conceito cada vez mais difundido em gestão de empresas e gestão de pessoas.

Afinal, o capital humano é o que dá sentido a organização e a forma como os papéis e funções, bem como as suas implicações, são colocados na empresa refletem no seu sucesso e crescimento.

Logo, Accountability tem a ver com a capacidade de colocar e aceitar a responsabilidade pelas ações ou assumir a obrigação de ser responsável por uma função.

É uma forma de praticar aspectos de ética, controle e organização dos processos, prestação de contas em todos os setores, mensuração de resultados e erros, gestão de riscos e erros, a relação de punições e recompensas e otimização do contexto organizacional.

Como funciona?

É uma prática que deve fazer parte da rotina da empresa e engajar os colaboradores. A ideia é evitar erros pela gestão de responsabilidades. Para isso, a empresa pode adotar um conjunto de estratégias e mecanismos de controle.

Várias pessoas de negócios em torno de uma mesa colaborando para encaixar peças grandes de um quebra-cabeça, representando a ideia de responsabilidade compartilhada e trabalho em equipe no contexto de 'accountability'.

Há muitos especialistas que falam sobre este conceito. Alguns sugerem a seguinte estruturação para esta prática:

  • Reconhecer o problema.
  • Assumir a responsabilidade do problema e dos resultados.
  • Criar soluções.
  • Aplicar as soluções criadas.

Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Apesar de envolver todas as pessoas de uma organização, o termo é muito mais conhecido nos setores de RH, ou melhor, nos novos paradigmas de RH. Como este setor não é mais um centro de custos e sim um setor estratégico, lança a cada dia novas metodologias de tomada de decisão e valorização de processos inovadores e estratégicos. Um reflexo disso é a Accountability, enquanto modo de ser na empresa.

Quanto mais ampla a relação da empresa com as pessoas e equipes e a tomada de novas responsabilidades por parte dos colaboradores, como forma de crescimento pessoal e profissional, é preciso que haja também um controle ético e de prestação de contas. Isso deve envolver todas as funções de modo programado e constante.

Assim, o Accountability traz a ideia para alinhar metas individuais e da equipe com estratégias do negócio, fortalecer as responsabilidades e oferecer a visão ética aos entre os colaboradores, além de fazer uso de ferramentas de gestão importantes, como o feedback e a comunicação interpessoal, por exemplo.

Como aplicar o Accountability?

O conceito de Accountability é bem personalizável. Pode-se criar boas práticas, políticas de responsabilização e prestação de contas e planos de mensuração de resultados, além de estar intrínseco na relação de lideranças e liderados e em suas conversas periódicas. É importante que esta prática esteja dentro da rotina do colaborador e alinhada com a cultura organizacional.

Benefícios do Accountability para a empresa

Estes são alguns benefícios do Accountability – prática de valores, prestação de contas e responsabilização – para o seu negócio:

  • Traz transparência e abertura no ambiente de trabalho.
  • Organiza os aspectos de responsabilidade e tomada de decisão.
  • É um termômetro para o desempenho das pessoas, equipes e da própria empresa.
  • Torna a prestação de contas algo comum e saudável.
  • Garante relações de confiança.
  • Otimiza a comunicação e o diálogo, impactando em toda a produtividade.
  • Oferece o crescimento ao colaborador e permite que ele desempenho o seu papel amplamente.
  • Proporciona mais foco nos resultados.
  • Reduz riscos e danos.
  • Integram melhor os setores e lideranças com o setor de Gestão de Pessoas e RH.
  • Permite gerenciar melhor as crises.
  • Fortalece a marca.
  • Alinha melhor os objetivos do negócio com o colaborador.
  • Padroniza critérios, responsabilidades e expectativas.
  • Otimiza a distribuição de recursos.
  • Promove o feedback e as recompensas.

Veja também:Employer Branding – Por que é tão importante?

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Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

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