Skip to content

Abrir empresa – 10 coisas que você precisa saber

abrir empresa

O seu objetivo é abrir empresa? Saiba que antes de tirar as suas ideias do papel, é importante estar atento a alguns passos e dicas, para evitar problemas e perda de recursos. A seguir, confira 10 coisas que você precisa saber antes de abrir uma empresa para ter mais resultados!

1) É isso mesmo o que você quer? Você tem perfil empreendedor?

Qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor e abrir uma empresa. Isso não é um dom inato. Mas é importante avaliar em que momento você se encontra, se entrar nesta jornada é o que realmente você deseja e se está preparado ou tem o perfil para isso. Para empreender, é preciso ter algumas características e competências necessárias, sendo preciso desenvolvê-las o quanto antes. Veja nesta matéria 5 perguntas para se fazer antes de abrir uma empresa.

2) Qual o sentido da sua empresa?

Por que você quer abrir empresa? O que justifica o seu novo negócio? É preciso ter um sentido bem definido, seja para você mesmo, seja para o mercado. Reconheça quais os motivos que levam você a criar um novo negócio. É preciso haver uma razão importante para a empresa existir, algo muito maior do que meramente a sua sobrevivência.

3) Quanto tem para investir inicialmente?

É importante que você tenha um orçamento para o seu nevo negócio, e principalmente, uma quantia mínima para dar início ao seu empreendimento, o capital inicial. Este valor inicial tem o objetivo de precaver o empreendimento contra imprevistos que costumam acontecer nas primeiras fases. É no início em que você terá mais gastos e desafios.

5) Como você vai gerir o seu negócio?

Um grande desafio se mostra diante daquele que deseja empreender. Mesmo que tenha ajuda, há muito o que fazer: gerir as finanças, vendas, implementar ações de marketing, otimizar processos, realizar o atendimento ao cliente, negociação, e muitas outras tarefas. Para a gestão do negócio, que deve ser uma prioridade desde o início da sua empresa, você precisará de organização, disponibilidade e recursos que o ajude na sua rotina.

6) Você já tem um plano de negócio?

É imprescindível que, antes de abrir empresa, você já tenha construído um bom plano de negócio. Não basta ter uma boa ideia. É preciso saber como colocá-la em prática nos mínimos detalhes. O primeiro passo é escolher um modelo de plano de negócio que mais se adequa às suas expectativas.

É preciso definir as metas e objetivos bem claros, saber quem é a concorrência e seus clientes, entender quais os processos que devem ser desenvolvidos, desenvolver bem seus produtos e serviços, identificar seus recursos materiais e imateriais e muito mais. Faça uma pesquisa de mercado abrangente e crie um plano de negócio documentado. Veja mais nesta matéria como criar o seu plano de negócio.

7) Saiba que tipo de empresa deseja abrir

Qual o enquadramento social que deseja para a sua empresa? E qual o melhor regime tributário? Você já parou para analisar estes elementos? Isso fará toda a diferença na gestão da empresa e na sua tomada de decisão. Defina se terá mais de um sócio, o segmento produtivo, o tamanho do investimento inicial e da estrutura e outros detalhes que ajude a trazer mais clareza antes mesmo de abrir empresa.

8) Mudança de vida: você está preparado?

No momento em que decidir abrir empresa, a sua rotina vai mudar e possivelmente também a sua vida. É preciso ter disposição pessoal para isso desde o início. As pessoas tendem a romantizar ter um negócio próprio, pois este é um dos principais sonhos dos brasileiros. Mas não será uma jornada calma, apesar de muito gratificante.

abrir empresa

9) Corra atrás dos clientes

Não espere eles chegarem até a sua empresa. No início, esta deve ser uma das suas principais motivações. Nenhum serviço ou produto é tão bom que fará os clientes caírem do céu. Além disso, a concorrência está sempre promovendo as suas ações. Crie um perfil de cliente bem detalhado, para listar atividades de promoção adequadas.

10) Conte com uma assessoria contábil antes de abrir empresa

Antes mesmo de efetivar o seu negócio, converse com um contador de sua confiança. Muitas dúvidas podem ser solucionadas e problemas podem ser evitados ao fazer uma consulta prévia com um especialista. A propósito, fale com um dos especialistas da OSP Contabilidade e abra o seu negócio de forma muito mais facilitada!

Veja também: Automação Fiscal – 10 vantagens para o seu negócio

Gostou das dicas sobre abrir empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

*Todos os direitos deste conteúdo são reservados à OSP Contabilidade.

Compartilhe: