A sua empresa tem problemas de produtividade? Saiba que a produtividade é uma constante: deve ser prioridade de gestores em todos os momentos e envolver todas as equipes e colaboradores. Algumas práticas simples podem fazer a diferença. Veja a seguir!

Automação de processos

Usar a tecnologia em favor do seu negócio é essencial para aumentar a produtividade deste. A dica é rever todos os processos da empresa, julgando o que pode ou não ser automatizado, o que requer investimento tecnológico e quais ferramentas tecnológicas relacionadas à produtividade e agilidade podem ser aplicadas.

Saiba que não há motivos para mudar toda a estrutura física que apoia a sua produção, mas fazer ajustes ao longo de um determinado período. As tecnologias digitais são abundantes e possuem opções para diferentes orçamentos. Há muitas rotinas que podem ser automatizadas e é possível fazer disso uma prioridade. Além disso, estar alinhado com a transformação digital é importante para qualquer empresa.

Foco na qualificação

Não dá para falar em produtividade sem mencionar a necessidade de qualificação constante. Equipes produtivas são compostas por profissionais qualificados. Além de contratar o candidato mais qualificado para a sua empresa, e para determinada função, é importante desenvolvê-lo ao longo do seu percurso, através de treinamentos e capacitações e de ações que promovam o aprendizado mútuo entre colaboradores.

Definição de papéis e responsabilidades

Quando há problemas de definição de papéis e responsabilidades em geral há problemas de produtividade. Cada função deve ser muito bem definida quanto as ações que devem ser desenvolvidas, a hierarquia existente no departamento, as responsabilidades de cada um e as competências necessárias a cada colaborador (existentes e em desenvolvimento).

Comunicação e cultura produtiva

Uma comunicação ativa e adequada promove a produtividade. Além de recursos tecnológicos que agilizem os processos de comunicação e produção, é importante incentivar a comunicação humana, a prática do feedback, a escuta atenta e ações ágeis de correção e prevenção de situações. Toda forma de comunicação deve ser valorizada, mas as boas práticas podem ser aprendidas e ensinadas no dia a dia da empresa.

Organização e humanização do ambiente de trabalho

Uma empresa é composta por pessoas. A gestão de alta performance é um paradigma novo de gestão que vai justamente por esta linha: humanizar o ambiente de trabalho em prol da produtividade. Para isso, é preciso desenvolver práticas de saúde, organização e limpeza e outros aspectos que contribuem para o bem-estar dos colaboradores.

Motivação e reconhecimento dos colaboradores

A motivação dos colaboradores é um fator de produtividade. É importante que a empresa faça métricas de satisfação neste sentido. Priorizar o feedback, reconhecer avanços e resultados publicamente, oferecer recompensas, oferecer oportunidades de crescimento são apenas algumas formas de motivar.

Cultura organizacional produtiva

A cultura organizacional deve ser voltada para a produtividade, envolvendo diferentes setores e profissionais. Deve haver iniciativas que tornem a rotina mais produtiva de forma natural.

Estabelecer métricas de produtividade

Para ter mais produtividade é preciso ter métricas bem definidas. Indique métricas por departamento, com indicadores quantificáveis. Estas métricas terão a ver com o ambiente de produtividade, ou seja o ambiente está sendo produtivo e o que poderia ser feito para melhorar. Há diversos modelos de métricas e até sistemas que podem ajudar na definição e monitoramento das métricas de produtividade.

Veja também: Como impulsionar as vendas da sua empresa?

Gostou das dicas sobre produtividade? Deixe um comentário a seguir! Confira outras dicas e novidades da OPS Contabilidade no Instagram!

 

Recommended Posts