O fim de ano se aproxima e neste momento muitos empresários devem se antecipar para colocar em dia as obrigações contábeis deste ano ou previstas para 2019. Selecionamos pelo menos 5 destas obrigações contábeis para que você possa proceder em deixar em dia as contas e os interesses do seu negócio, considerando que há outros aspectos que devem ser considerados, como obrigações próprias do enquadramento, da região e até mesmo pendências antigas da empresa. Veja a seguir!

1) Obrigações contáveis estaduais, municipais e federais

Os últimos meses do ano também possuem as suas tributações e demandas contábeis. Muitos gestores erram em negligenciá-las em função de outras prioridades. Isso é um erro. Durante todo o ano é importante planejar os pagamentos dos tributos previamente. Caso não tenha sido possível planejá-los nos outros meses – uma vez que novembro e dezembro há um número maior de obrigações – ainda é possível colocar as contas em dia e começar 2019 de modo organizado.

2) Demonstrativos financeiros do exercício

É muito comum desenvolver nos últimos meses do ano o encerramento dos demonstrativos financeiros do negócio. Para isso, conte com o apoio do seu contador de confiança, pois este é um trabalho mais específico. Estas informações serão importantes para que o gestor faça com excelência o planejamento financeiro e estratégico do próximo ano.

obrigações contábeis

Há diferentes demonstrativos financeiros. Entre elas, destacam-se o Balanço Patrimonial, o Demonstrativo de fluxos de caixa, o demonstrativo de lucros e prejuízos e a declaração de ganhos retidos.

3) 13º Salário

Esta é outra importante demanda que deve ser cumprida ainda neste ano. O 13º salário deve ser pago pelo empregador em duas parcelas. A base para o cálculo do 13º salário é o salário fixo com o acréscimo do salário variável (comissões, horas extras, gratificações, adicionais). A primeira parcela, conforme a lei, deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro.

A segunda parcela do décimo terceiro salário deverá ser paga até o dia 20 de dezembro do mesmo ano. Lembre-se de que, ao pagar justamente no dia 20 de dezembro e esta data cair em domingo ou feriado, a parcela deve ser antecipada para o próximo dia útil.

4) Planejamento Estratégico

É um momento muito importante para rever os demonstrativos e mensurar os resultados para que se desenvolva, em seguida, o planejamento estratégico de 2019. Muitas vezes esta tarefa é negligenciada ou há tempos não é revista. Trata-se de uma ferramenta que apoia os gestores a pensar no longo prazo de a sua empresa. É importante rever a missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e o acompanhamento destes itens.

obrigações contábeis

5) Rever enquadramento tributário

Se a sua empresa precisa mudar o enquadramento tributário, seja por opção ou por não se adequar às exigência do enquadramento atual, é hora de conversar com o seu contador para proceder nesta mudança logo no início do próximo ano. O agendamento de opção para o Simples Nacional, por exemplo, tem prazo até 28 de dezembro para quem deseja retornar ou ainda não faz parte deste enquadramento. Converse com o seu assessor contábil sobre as melhores opções para o seu negócio.

Veja também: Contabilidade para e-commerce – Sua empresa virtual também precisa de assessoria

O que achou das dicas sobre as obrigações contábeis para realizar ainda em 2018? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Share This