Skip to content

5 maneiras de identificar erros contábeis na sua empresa

Dois profissionais focados trabalhando em uma mesa com papéis e gráficos espalhados enfatizando o tema '5 maneiras de identificar erros contábeis na sua empresa', destacando a colaboração e a atenção aos detalhes no trabalho de contabilidade.

É comum as empresas, em algum momento de suas vidas, apresentarem problemas ou limitações, assim como é comum buscarem soluções antes da situação se agravar. Quando há problemas de contabilidade, algumas ações são necessárias, envolvendo na maioria das vezes a assessoria contábil. Muitos problemas contábeis impactam diretamente com a saúde financeira e tributária no negócio. Veja a seguir 5 erros comuns de contabilidade, como identificá-los e solucioná-los.

1) Falta de gestão empresarial assertiva

Os problemas de contabilidade sempre começar com uma gestão empresarial ineficiente. Segundo pesquisas do Sebrae, além dos problemas políticos e econômicos do país e da alta carga tributária, são as falhas no planejamento prévio e na gestão empresarial as principais causas de fechamento.

A falta de planejamento começa antes mesmo da abertura da empresa e resulta em problemas de contabilidade, entre outros tipos de problemas, o que leva muitos negócios a fecharem as suas portas até 2 anos após o seu início. Desta forma, priorize o planejamento antes do negócio ser efetivado e continuamente, período a período. Tenha como base o Plano de Negócio e o reveja sempre que necessário. O Planejamento Estratégico Anual é outro documento importante. Só chega a algum lugar a empresa que sabe aonde, quando, como e de que forma quer ir.

2) Falta de assessoria contábil eficiente

Se você tem problemas de contabilidade na sua empresa, seja qual for, é importante procurar uma assessoria contábil eficiente para ajudar a reverter a situação ou prevenir problemas deste tipo. Além disso, toda empresa, independentemente de seu porte, é obrigada a ter um contador e manter seus livros contábeis – exceto aos microempreendedores individuais – MEI.

Duas pessoas trocam documentos contábeis desorganizados em uma mesa cheia de papéis e carimbos, simbolizando os desafios enfrentados por uma empresa devido à falta de assessoria contábil eficiente.

Um contador não é responsável apenas por tarefas tributárias ou fiscais. Este é um mito comum. Ele pode ser um parceiro importante na gestão do seu negócio, em diferentes atividades gerenciais e processuais da sua empresa. Fale com a equipe de assessores contábeis da OSP Contabilidade e veja as soluções que a empresa oferece para o seu negócio.

PRECISA DE AJUDA NA CONTABILIDADE DA SUA EMPRESA? CLIQUE AQUI!

3) Desorganização

Você sabia que a desorganização é um dos erros mais comuns encontrados em empresas brasileiras? Os prejuízos podem ser imensuráveis quando a desorganização impera. Se os documentos não estão em ordem, por exemplo, pode afetar seus pagamentos, desatualização de dados, gerar multas por atrasos, implicar em descumprimento tributário, problemas trabalhistas, entre outros, só para falar em problemas de contabilidade. Será impossível mensurar seus resultados sem as informações contábeis corretas. A dica é fazer uma grande organização empresarial sempre que possível – coloque isso na sua agenda anual.

4) Falhas na emissão de notas fiscais

A emissão de notas fiscais, além de ser fundamental na venda de produtos e serviços, é obrigatória. Não emitir as notas fiscais com o devido controle e com as informações erradas, pode resultar em custos extras e questionamentos por parte da fiscalização.

 

PRECISA DE AJUDA NA CONTABILIDADE DA SUA EMPRESA? CLIQUE AQUI!

Fique atento, pois os campos mais passíveis de erros são os PIS, COFINS e ISS. Procure analisar possíveis erros referentes à emissão de notas fiscais e corrija o problema antes que ele se agrave. Se o problema está em algum software ou ferramenta tecnológica, verifique a procedência do recurso ou considere substitui-lo.

5) Não conhecer seus custos

Quando o empreendedor toma a assessoria contábil por sua função meramente burocrática, os problemas de contabilidade começam a se tornarem mais resistentes. Um exemplo disso é a falta de reconhecimento dos seus custos. Quando o empreendedor não sabe o quanto gasta na atividade de sua empresa – sejam todos gastos, inclusive os tributários – terá ainda mais custos ou não conseguirá supor estratégias para enxugá-los.

Controlar os dados de custos é essencial, tarefa parte da rotina diária. Além disso, uma boa assessoria contábil empresarial pode fornecer dados e informações que contribuem para o processo de tomada de decisão, assim como pode verificar se a sua empresa tem o enquadramento correto.

Veja também: Como trocar de contador sem riscos ou estresse

Gostou das dicas sobre como identificar e solucionar problemas de contabilidade? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais esta matéria!

 

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.