É comum as empresas, em algum momento de suas vidas, apresentarem problemas ou limitações, assim como é comum buscarem soluções antes da situação se agravar. Quando há problemas de contabilidade, algumas ações são necessárias, envolvendo na maioria das vezes a assessoria contábil. Muitos problemas contábeis impactam diretamente com a saúde financeira e tributária no negócio. Veja a seguir 5 erros comuns de contabilidade, como identificá-los e solucioná-los.

1) Falta de gestão empresarial assertiva

Os problemas de contabilidade sempre começar com uma gestão empresarial ineficiente. Segundo pesquisas do Sebrae, além dos problemas políticos e econômicos do país e da alta carga tributária, são as falhas no planejamento prévio e na gestão empresarial as principais causas de fechamento.

A falta de planejamento começa antes mesmo da abertura da empresa e resulta em problemas de contabilidade, entre outros tipos de problemas, o que leva muitos negócios a fecharem as suas portas até 2 anos após o seu início. Desta forma, priorize o planejamento antes do negócio ser efetivado e continuamente, período a período. Tenha como base o Plano de Negócio e o reveja sempre que necessário. O Planejamento Estratégico Anual é outro documento importante. Só chega a algum lugar a empresa que sabe aonde, quando, como e de que forma quer ir.

2) Falta de assessoria contábil eficiente

Se você tem problemas de contabilidade na sua empresa, seja qual for, é importante procurar uma assessoria contábil eficiente para ajudar a reverter a situação ou prevenir problemas deste tipo. Além disso, toda empresa, independentemente de seu porte, é obrigada a ter um contador e manter seus livros contábeis – exceto aos microempreendedores individuais – MEI.

problemas de contabilidade

Um contador não é responsável apenas por tarefas tributárias ou fiscais. Este é um mito comum. Ele pode ser um parceiro importante na gestão do seu negócio, em diferentes atividades gerenciais e processuais da sua empresa. Fale com a equipe de assessores contábeis da OSP Contabilidade e veja as soluções que a empresa oferece para o seu negócio.

3) Desorganização

Você sabia que a desorganização é um dos erros mais comuns encontrados em empresas brasileiras? Os prejuízos podem ser imensuráveis quando a desorganização impera. Se os documentos não estão em ordem, por exemplo, pode afetar seus pagamentos, desatualização de dados, gerar multas por atrasos, implicar em descumprimento tributário, problemas trabalhistas, entre outros, só para falar em problemas de contabilidade. Será impossível mensurar seus resultados sem as informações contábeis corretas. A dica é fazer uma grande organização empresarial sempre que possível – coloque isso na sua agenda anual.

4) Falhas na emissão de notas fiscais

A emissão de notas fiscais, além de ser fundamental na venda de produtos e serviços, é obrigatória. Não emitir as notas fiscais com o devido controle e com as informações erradas, pode resultar em custos extras e questionamentos por parte da fiscalização.

Fique atento, pois os campos mais passíveis de erros são os PIS, COFINS e ISS. Procure analisar possíveis erros referentes à emissão de notas fiscais e corrija o problema antes que ele se agrave. Se o problema está em algum software ou ferramenta tecnológica, verifique a procedência do recurso ou considere substitui-lo.

5) Não conhecer seus custos

Quando o empreendedor toma a assessoria contábil por sua função meramente burocrática, os problemas de contabilidade começam a se tornarem mais resistentes. Um exemplo disso é a falta de reconhecimento dos seus custos. Quando o empreendedor não sabe o quanto gasta na atividade de sua empresa – sejam todos gastos, inclusive os tributários – terá ainda mais custos ou não conseguirá supor estratégias para enxugá-los.

Controlar os dados de custos é essencial, tarefa parte da rotina diária. Além disso, uma boa assessoria contábil empresarial pode fornecer dados e informações que contribuem para o processo de tomada de decisão, assim como pode verificar se a sua empresa tem o enquadramento correto.

PRECISA DE AJUDA NA CONTABILIDADE DA SUA EMPRESA? CLIQUE AQUI!

Veja também: Senado autoriza retorno de até 470 mil empresas ao Simples Nacional

Gostou das dicas sobre como identificar e solucionar problemas de contabilidade? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais esta matéria!

 

Share This