Skip to content

5 habilidades empresariais que você precisa ter

habilidades empresariais

Sempre no início de cada ano, é importante rever quais são as suas habilidades empresariais e competências empreendedoras para saber o que merece ser transformado. Trata-se de uma reflexão sincera sobre as suas capacidades como gestor e como adquirir novas competências que favoreçam o seu trabalho, o seu negócio e o seu desenvolvimento pessoal. A seguir, destacamos algumas habilidades empresariais muito requisitadas em qualquer segmento!

1) Ter uma visão estratégica e inovadora

Não se trata de uma daquelas suposições que muitos teóricos de RH fazem sobre competências necessárias para o desenvolvimento do trabalho do gestor. De fato, todo empreendedor, administrador e por que não profissional comum deve ter uma visão estratégica do negócio.

Ou seja, de que modo mais ágil e proveitoso deve-se aplicar as suas ações e o planejamento para que a empresa tenha os melhores resultados, maior produtividade e até mesmo mais satisfação pessoal. Quais os pontos fortes e fracos, as oportunidades e desafios estão colocados e como pensar fora da caixa, seja nas pequenas ou grandes atitudes, para proporcionar mais inovação ao negócio.

Utilizar recursos estratégicos e dinâmicos, como a Contabilidade Consultiva, métodos ágeis de gestão, recursos de automação de processos, entre outros, por exemplo, são escolhas que perpassam por este tipo de visão. Além disso, a Contabilidade pode ser mais estratégica e apoiar a todo momento o seu negócio.

2) Saber vender

Mesmo que não atue diretamente na área de vendas, todo gestor precisa saber vender os seus produtos e serviços. São as vendas que trazem divisas ao negócio e permitem a sua sustentabilidade. Além de técnicas e estratégias de vendas, até mesmo para orientar a sua equipe e gerar as metas e objetos do seu negócio, é importante entender o consumidor, entender os recursos e canais disponíveis, colocar-se no lugar dos diferentes públicos da empresa, entender as tendências do mercado e, assim, gerar ações que sejam necessárias para o desempenho da empresa.

3) Saber se comunicar com eficiência

Esta é uma das habilidades empresariais por excelência. É preciso ter recursos que façam as suas ideias e informações serem entendidas por diferentes interlocutores. É preciso ainda dominar os diferentes recursos comunicativos, bem como as diferentes linguagens.

Além disso, é preciso saber ouvir o que está sendo dito. Dar feedback. Não supor respostas, mas refletir as informações que chegam até você. Dominar outros idiomas também é uma competência cada vez mais exigida pelo mercado, principalmente em cargos de gestão.

4) Gerar novos diferenciais

Desenvolver a capacidade de gerar novos diferenciais não é algo tão corriqueiro. Em um mercado cada vez mais acelerado, ao invés de buscar externamente recursos e soluções que gerem diferenciais competitivos para o seu negócio, é importante criá-los dentro da estrutura da empresa.

Isso não é fácil! Exige mudança da cultura organizacional, empenho de novas práticas de gestão e modelos de gestão mais horizontalizados. Mas os resultados podem ser incríveis. Tudo começa pela gestão.

5) Networking

Criar uma rede de contatos é essencial, e sempre foi, ao gestor. Não há novidades sobre a necessidade de contar com parceiros, consultores, amigos, fornecedores, investidores, colaboradores e outros players em sua rotina. No entanto, com as novas tecnologias, há também novos formatos de contatos, um novo tipo de comunicação e até um alcance maior para o seu networking. Utilize os recursos digitais para aumentar a sua rede de relacionamentos, mas não deixe de lado a pessoalidade das relações.

Veja também: Contabilidade Inovadora – Tecnologia e criatividade frente à crise

Gostou das dicas sobre habilidades empresariais? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a OSP Contabilidade no Instagram!

Compartilhe: