Todos queremos ter carreiras de sucesso e com propósito. Em momentos de crise financeira e política, como a qual enfrenta o Brasil e o mundo, o receio ronda qualquer profissional, que tende a se retrair em sua situação atual e não investir no seu desenvolvimento de sua carreira. Mas é preciso investir em cada fase de sua vida profissional – uma carreira é um organismo vivo, cheia de oportunidades e contratempos, avanços e recuos, o que é bem natural.

Mas em se tratando de sucesso e propósito, o que faz com que uma carreira seja bem-sucedida? Listamos 5 dicas para que você compreenda como otimizar a sua carreira e o que faz a diferença na hora de fazer as suas escolhas. Confira!

1) O que você busca em sua carreira?

Uma carreira profissional é sinônimo de satisfação pessoal, de realização profissional e um meio de adquirir dinheiro para que a pessoa atenda às suas necessidades e sonhos. Mas não é só isso: ter uma profissão é uma forma de contribuir com a sociedade, com a economia e com o mercado. Mas vai além disso: é um meio de vivenciar o seu propósito pessoal.

carreira

O primeiro passo para uma carreira de sucesso, seja como contador ou em qualquer profissão, é identificar o que você quer com a sua trajetória e qual o significado que ela tem para a sua vida. Tenha a clareza do que você quer com a sua vida profissional em cada fase de sua vida. Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo e considere por etapa o que será preciso fazer para atingir estes objetivos.

2) Atualize-se!

O mundo atual é comandando por mudanças drásticas e rápidas em todos os setores produtivos e profissões. Estar atento às mudanças é muito importante para reconhecer oportunidade e desafios, prever necessidade de mudanças (como a aquisição de treinamentos, capacitação e formação) e otimizar a sua tomada de decisão.

3) Controle a sua vida financeira e fiscal

Mesmo a pessoa física deve controlar a sua vida financeira e as suas responsabilidades fiscais e tributárias. Isso evita que tenha gastos desnecessários com multas e opções inadequadas. Além disso, a comprovação do fruto do seu trabalho em cada fase da carreira pode lhe conferir oportunidades interessantes. Tenha sempre as suas contas pessoais em dia. E se for empreendedor, tenha ainda mais atenção. Tenha sempre uma assessoria contábil de confiança – como a OSP Contabilidade, por exemplo.

4) Carreira X Visão de vida

Se a sua carreira não é condizente com a forma como você vê o mundo e a sua vida, será preciso mudar: ou de carreira ou de visão das coisas. Uma carreira de sucesso tem a ver com valores pessoais, crenças, escolhas, posicionamentos e, como já dissemos, propósitos. Muitas pessoas reclamam das suas carreiras, mas na verdade, o problema não é a carreira em si, mas os seus desdobramentos e a relação com a sua visão pessoal, que muda com o tempo. Reavalie estas duas esferas sempre que puder.

5) Busque outras opções para a sua carreira

A maioria das pessoas acreditam que uma carreira é uma linha reta. Isso é desastroso, pois impedem que vivenciem diferentes facetas de suas vidas profissionais. Muitas vezes para ter uma carreira de sucesso é preciso se reinventar e até mesmo criar novos moldes.

Veja também: Distribuição de Lucros e Dividendos: possibilidades e tributações

Gostou das dicas sobre como ter uma carreira de sucesso? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

 

Share This