4 dicas para aumentar suas vendas | OSP

4 Estratégias de Marketing para a sua Empresa

Vender, vender, vender!

Independente de qual área sua empresa atua, seja ofertando um produto ou serviço, tenho certeza que se você não vender, seu negócio não vai sobreviver muito tempo no mercado. As vendas é para os negócios assim como o oxigênio é para o nosso organismo. Todo o negócio depende que as vendas aconteçam.

O marketing é uma das formas de você apresentar aos seus possíveis clientes o seu serviço/produto, captar os primeiros prospectos e finalmente executar vendas. Sua importância é indiscutível, e não é a toa que empresas de grande porte tem milhares de funcionários trabalhando no setor de marketing.

Antes de avançar na leitura, peço que reflita como está o marketing do seu negócio. Suas vendas refletem diretamente o trabalho de marketing que tem feito.

A seguir apresentaremos algumas dicas para iniciar ou melhorar essa importante prática.

Marketing para Empresas

Hoje vamos passar algumas dicas de estratégias para alavancar o marketing de sua empresa!

 

Dica 1: Engajamento nas redes sociais

Não seria ótimo ter milhares de pessoas falando sobre o seu produto? Antigamente isso só era possível através de investimentos milionários em emissoras de televisão caríssimas.

Hoje as coisas mudaram. Com apenas centenas de reais, você consegue levar a sua marca, serviço ou produto para milhares de pessoas do seu público alvo.

A 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, mostra que 58% da população brasileira usa a internet. O que representa 102 milhões de internautas.

A maioria desses brasileiros passam horas e mais horas conectadas em redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Cabe a você decidir a melhor estratégia e forma de estar presente em todas as mídias.

Focar no engajamento e viralização do seu serviço e produto é uma ótima estratégia para ser visto e falado por milhões de brasileiros investindo pouco.

Uma estratégia usada por muitos empreendedores é montar fã pages sobre o seu nicho, e investir para ganhar seguidores. A partir daí, é questão de trabalhar esse público alvo, mostrando todos os benefícios que o seu produto pode trazer a eles.

 

Dica 2: Calcule o Retorno do seu Investimento em Marketing

Já ouviu em falar na sigla ROI? ‘’Return over the investment’’, traduzindo para o português seria, ‘’retorno sobre o investimento’’.

Ter um cálculo bem preciso de todo o seu investimento em marketing será extremamente importante para averiguar se a sua estratégia realmente foi lucrativa ou não.

Tenha controle de todas as modalidades de marketing investidas, e entenda que cada uma delas vai te trazer um ROI diferente. Com isso, basta você escolher as melhores para trabalhar no seu negócio.

Uma formula simples que você pode seguir para fazer essa conta seria:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial.

 

Dica 3: Tenha representantes de vendas

O sonho de toda a empresa é encontrar a forma mais simples e barata de oferecer o seu produto ou serviço, e se estabilizar no mercado, não é mesmo?

Poucas chegam a esse patamar, mas quando chegam só pensam em escalar (Escalar = replicar o método de venda para lucrar mais).

Uma ótima forma de escalar produtos e serviços, sem investir muito tempo, dinheiro e operacional, é através de representante de vendas. Ou, pelo nome que muitas pessoas chamam na web, “afiliados”.

Esses empreendedores tem a missão de revender os seus produtos através da sua metodologia de marketing, ou da que eles venham a criar para obter mais ganhos para você. Parte dessas vendas são revertidas em comissão e bonificação pela parceria.

Muitos pequenos e médios empreendedores usam essa estratégia, e os bons conseguem altos rendimentos mensais desta forma. Ganhando espaço no mercado, e escalando seus produtos com baixíssimo custo operacional.

 

Dica 4: Pense fora da Caixa

Existem dezenas de modalidades de marketing e milhares de anúncios em revistas, emissoras de televisão, blogs e sites, circulando diariamente para o seu mesmo público alvo. Cabe aos bons marketeiros pensarem em formas inusitadas de se destacarem nesse mar de anúncios e propagandas.

Um case de sucesso, por exemplo, é de uma grande empresa nacional que conseguiu uma repercussão muito boa, com uma estratégia de marketing muito simples, quando eles ainda estavam começando.

Essa empresa vende serviços e, como estavam no início do negócio, não tinham verba de marketing definida, e muito menos conhecimento e estratégia para chegar aos seus clientes.

O dono, uma pessoa muito criativa, pensou em anunciar nas revistas de bairro. Aquelas simples revistas que são distribuidas no domicílio de milhares de moradores. Como o seu negócio era local, e só conseguia atender poucos bairros, o dono contratou a publicação de dois anúncios nos meses seguintes.

Vendo que seu anúncio era pequeno demais, do tamanho de um cartão de visitas, e a concorrência era gigante, o empreendedor pensou em como poderia destacar aquele pequeno enunciado dos demais. Então teve a brilhante ideia de colocar o anúncio de cabeça para baixo.

A companhia que oferecia as publicações não gostou muito, mas concordou, só após a colocação de uma faixa informando que “a pedido do anunciante, este anúncio será veiculado de cabeça para baixo”.

E não é que deu certo? A empresa conseguiu dez vezes mais clientes do que com o anúncio anterior. Uma atitude simples, porém que fez uma grande diferença para os negócios.

Existem várias outras dicas, mas o mais importante é que você saiba que o mercado é uma verdadeira selva, e poucas empresas conseguem sobreviver. Cuide muito bem da sua imagem e do seu marketing, pois ele será a principal ponte para você chegar até os seus clientes!

Vamos em frente! Ótimos negócios!!!