10 regras de ouro para aumentar as suas vendas em pouco tempo | OSP

As vendas são a alma de qualquer negócio. As vendas estão para uma empresa, assim como o oxigênio está para os seres humanos. É através delas que se injeta clientes e dinheiro à empresa e é o que faz todos os seus processos funcionarem. Desta forma, adotar boas táticas de vendas é essencial, ainda mais em tempos de instabilidade financeira e política, com a que o país enfrenta. Além disso, saber vender bem é um diferencial em um mundo cada vez mais globalizado e cheio de ofertas.

Mas há sempre aqueles que vendem mais e melhor. Estes dominam as regras de ouro para aumentar as vendas em qualquer situação. Estas táticas, se seguidas com firmeza, com certeza trarão resultados significativos ao seu negócio. Confira!

Regra 1: Conheça profundamente o mercado e seu portfólio

Crie um plano de vendas bem estruturado, com informações relevantes sobre seus produtos e serviços, seus diferenciais, ofertas e promoções, bem como com informações detalhadas sobre as suas estratégias e sobre o mercado em que atua. Transmita aos vendedores estas informações e tenha uma equipe motivada e alinhada com os seus propósitos. Se trabalha sozinho, tenha sempre à mão o seu plano de vendas. Quanto mais informações e conhecimentos são aplicados às vendas, mais chances você terá de vender mais e melhor continuamente.

Regra 2: Saiba precificar para garantir lucratividade

Dar preços aos produtos e serviços é de fato uma arte. Faça com cuidado o estabelecimento dos preços, considerando diferentes pontos a serem considerados, tais como margem de lucro, concorrência, estoque, etc. Não poupe esforços para pesquisar os preços praticados pelo mercado.

lucratividade

Regra 3: Dê ouvidos ao cliente

Há muito o que aprender com o cliente. Ele é o seu público-alvo e a ele que os seus produtos e serviços devem servir. Para ter mais lucratividade, saiba ouvir o que o cliente diz, entenda a sua “dor”, e crie diferenciais a partir disso. Muitas empresas não tomam decisões alinhadas com a expectativa do público, e por isso vendem menos.

Regra 4: Invista em bons relacionamentos com seus clientes

Muito tem se falado sobre relacionamento com o cliente, mas poucas empresas possuem estratégias realmente eficazes quanto a isso. Lembre-se que o relacionamento com o cliente ocorre antes, durante e depois do contato e que fidelizar clientes já conquistados custa menos e tem mais garantias de lucratividade do que conquistar novos clientes. Crie estratégias para os clientes já conquistados diferentes daquelas mantidas para o público em geral, e terá mais lucratividade.

Regra 5: Ouça as reclamações para ter lucratividade

Tenha canais de contato com o público e ouça as reclamações e sugestões dos seus clientes. Não tem como impulsionar a sua lucratividade sem ajustar aquilo que ficou a desejar. Dê um retorno às reclamações e garanta providências.

Regra 6: Oferte facilidades

Um cupom de desconto, um prazo diferenciado de pagamento, uma promoção para clientes já conquistados, um brinde – o que você pode oferecer de facilidades hoje que farão a diferença nas suas vendas em toda a temporada? Estabeleça estratégias de facilidades para render mais lucratividade por todo um período de vendas.

Regra 7: Foque em inovação e diferenciação

Ao invés de oferecer mais do mesmo, ofereça produtos e serviços diferenciados em relação à concorrência. Muitas empresas não vendem o quanto poderiam, pois focam em fazer igual ao que tem no mercado. Faça diferente! Uma parte do seu orçamento deve ser investido em inovação e aperfeiçoamento dos seus produtos. Às vezes, o problema começa ainda no desenvolvimento do produto.

Regra 8: Tome providências pontuais quanto aos erros e contingências

Muitos desafios você irá enfrentar no seu caminho para vender mais e melhor e garantir a lucratividade. Mas isso não é algo pessoal: todos os negócios enfrentam desafios e contingências, problemas internos e externos, erros e falhas. Mas o ponto de mudança está justamente na forma como vai lidar com isso para superá-los e lucrar. Tome providências pontuais sempre que um problema aparecer ou um erro ocorrer, e não deixe que se transforme em uma bola de neve, pois isso pode afetar as suas vendas.

Regra 9: Invista em divulgação

Em tempos de crise, para ter mais lucratividade, invista em divulgação. Os seus concorrentes estão fazendo isso e o impacto em vendas é bem grande. Trabalhe com os meios digitais e com os convencionais, avaliando a pertinência ao seu negócio. Crie campanhas de divulgação focadas, pois desta forma otimizará o seu orçamento.

Regra 10: Foque no pós-venda

O pós-vendas é uma etapa de vendas muito negligenciada pelas empresas brasileiras. Após vender, faça uma avaliação com seu cliente quanto à sua satisfação. Capte informações estratégicas, como reclamações, sugestões, etc., pois assim poderá tomar decisões melhores sobre o processo de vendas como um todo. Ofereça promoções exclusivas no pós-vendas e mantenha o cliente em contato com a sua empresa.

Veja também: Distribuição de Lucros e Dividendos: possibilidades e tributações

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