Está disponível no site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br o download do programa DIRPF2018 Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física Exercício 2018. O prazo de entrega vai de 01 de Março até 30 de Abril.

Dentre as principais mudanças para este exercício é a obrigatoriedade de inscrição no CPF aos dependentes que tenham completados 8 (oito) anos de idade até 31 de dezembro de 2017. Aqueles que não tenham o CPF, ainda dá tempo de fazê-lo.

Pelas modificações do Código Civil em relação a guarda compartilhada, cada filho poderá ser considerado como dependente em apenas um dos pais.

Outra mudança são os valores de auxílio-doença que são pagos pela Previdência. Licença médica de trabalhador estão isentos, mas os valores pagos pelas empresas continuam sendo tributados normalmente.

Sobre novidades do programa estão maior detalhamento de informações na ficha de bens e direitos. Dependendo do bem serão solicitadas informações complementares.

A declaração também pode ser elaborada através de dispositivos móveis tais como tablets e smartphones, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, acessado por meio do aplicativo APP “Meu Imposto de Renda”, disponível nas lojas de aplicativos Google play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS;

O cronograma de restituição também foi divulgado; inicia em 15/06/2018 (1.lote) e termina em 17/12/2018 (7. Lote)

Estará obrigado a apresentar a declaração anual aquele que, no ano-calendário de 2017, recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos) e, em relação à atividade rural, obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 (cento e quarenta e dois mil, setecentos e noventa e oito reais e cinquenta centavos).

 

Share This