Muitas pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio se questionam sobre serem ou não de fato empreendedores. O que faz, afinal, o empreendedor ser o que é? O empreendedorismo exige certas competências e habilidades, para que consiga atuar com mais condições de sucesso. Entre elas, destacamos cinco, como você pode ver a seguir!

1) Visão do todo

É importante que o empreendedor consiga ter a visão do todo, de diferentes nuances do que está acontecendo com o seu negócio, para que tenha melhores condições de tomada de decisão. É preciso conhecer os desafios e contingências que envolvem as tarefas cotidianas da empresa.

empreendedorismo

2) Liderança e empreendedorismo

Liderança é algo importante para o empreendedor brasileiro, mas em amplo sentido. É preciso ter a capacidade de liderar e motivar uma equipe, bem como ter uma atitude proativa em relação a si mesmo, ao seu negócio, frente à concorrência e como referência de mercado. É importante dizer que ninguém nasce líder; ninguém é um líder nato. Assim como a criatividade, outra competência humana, a liderança deve ser desenvolvida e estimulada.

DESTAQUE: Empresas do Simples estão sob a lupa da Receita

3) Inovação

A inovação é uma das essências do empreendedorismo. Criar produtos e serviços que atendam a uma demanda de mercado, mas que sejam também um diferencial, uma referência que se destaque no segmento, é muito importante. Empreender é também inovar – não apenas fazer algo diferente em sua própria vida como profissional empreendedor, mas trazer à tona algo que revolucione, de certo modo, a vida das pessoas e das empresas.

DESTAQUE: Empresas do Simples estão sob a lupa da Receita

4) Espírito realizador

O espírito realizador tem muito a ver com o foco na solução. Um empreendedor não pode estar prezo na perspectiva do problema. Ele precisa ter foco na solução e capacidade de realizar ações necessárias e de saber o que precisa ser feito. É a capacidade de colocar em ação os seus projetos de modo estratégico. Afinal, ninguém fará isso por ele. Saber encontrar saídas ao longo do tempo é um diferencial que o empreendedorismo pode fazer pelo desenvolvimento pessoal.

empreendedorismo

5) Iniciativa

Iniciativa significa, no âmbito do empreendedorismo, estar preparado para responder a algo que precisa ser executado no cotidiano. É importante buscar os próprios caminhos para que o negócio consiga evoluir. Isso exige constância, frequência, pesquisas e disposição.

Veja também: 10 coisas que você ainda não sabe sobre Eireli

O que achou destas competências para o empreendedorismo? Deixe um comentário!