Abrir um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Mas nem todo mundo sabe as etapas requeridas ou faz uma reflexão sobre o que é a abertura de empresas. Ou seja, antes de efetivar um negócio, é importante fazer certos questionamentos e tirar dúvidas. Selecionamos 5 perguntas muito comuns entre os empreendedores acerca da abertura de empresas. Confira!

1) Quero abrir uma empresa. Por onde começar?

O primeiro passo é sempre o mais importante. Para que não haja erros, é essencial ao empreendedor saber se realmente é essa a sua intenção e se tem condições para manter um negócio próprio e o que isso implica. O primeiro passou é ter clara a ideia do que se trata a empresa, como irá atuar e em que mercado estará inserido o seu negócio e ter profundo conhecimento do segmento escolhido. O segundo passo é fazer uma consulta a um contador de confiança, já que há diferentes modalidades e enquadramentos entre as empresas e este profissional poderá fazer este levantamento e indicar as opções adequadas.

2) Quais as vantagens e desvantagens na abertura de empresas no Brasil?

Há muitas vantagens e algumas desvantagens em ter um negócio próprio, assim como ocorre em qualquer área produtiva. Por exemplo, obviamente, quando uma pessoa tem um emprego formal, tem certa estabilidade em relação ao empreendedor, que precisa ter conquistas todos os dias. Contudo, o potencial de desenvolvimento e de lucro do empreendedor que faz um bom projeto de empresa são maiores do que se tivesse um emprego comum. Vantagens e desvantagens são relativas e subjetivas, depedendo do perfil de cada um.

No Brasil, embora as dificuldades existentes, como a burocracia e a alta carga tributária, as oportunidades são proporcionalmente semelhantes. O poder público, muitas vezes ineficiente, deixa grandes brechas o que gera potenciais oportunidades para empreendedores preparados. Como exemplo, temos a educação e a área de segurança, ambas apresentaram crescimentos expressivos nos últimos anos.

abertura de empresas

3) É possível fazer a abertura de empresas com capital limitado?

Todo novo negócio requer um capital inicial. Mas o montante varia conforme o segmento em que está inserido e a proporção inicial do novo negócio. Por isso, é importante fazer um planejamento prévio e seu plano de negócio. Contudo, o capital que irá requerer no início do seu negócio pode ser ínfimo. Muitos empreendedores optam por uma estrutura pequena ou por atividades em meio período para que o negócio se estabilize. Sobre o capital adequado para abrir o seu negócio especificamente, fale com um contador de confiança. Nós da O|S|P estamos prontos para ajudá-lo com as suas dúvidas iniciais.

4) Todo negócio precisa ser registrado?

Sim, por menor que seja o seu novo negócio, a abertura da empresa é imprescindível. Para fabricar ou comercializar produtos e serviços, é preciso o registro. Desta maneira, você começa da forma correta, potencializando as chances de sucesso. Além de ficar dentro da Lei, o que o permitirá emitir as Nota Fiscal aos seus clientes, contratação de funcionários, entre outras demandas. Para isso, procure um escritório de contabilidade.

5) Quais os principais documentos que preciso para a abertura de empresas?

O primeiro documento será o contrato social (com ramo do empreendimento, sócios, formação de capital e outros aspectos). Este documento, assim como os documentos dos sócios deve ser levados à junta comercial mais próxima e ao cartório de registro de pessoa jurídica. A situação de cada sócio será verificada. Um formulário será entregue para que coloque três opções de nomes para o registro. Este é o início de abertura de empresas. Outras etapas podem ser orientadas pelo seu contador – como a aquisição de alvarás e licenças de funcionamento, por exemplo.

Para saber em detalhes o passo a passo para a abertura de empresas, veja tambémComo abrir uma Empresa

Tirou as suas dúvidas sobre abertura de empresas? Deixe um comentário, ou clique aqui e faço o seu contato!