Os investidores e empreendedores devem ter uma visão abrangente do mercado e considerar que, em um ritmo cada vez mais acelerado dos negócios – onde novos segmentos surgem muito rapidamente e até mesmo novas áreas do conhecimento aparecem – fazer uma previsão bem amparada em fatos e aproveitar as oportunidades de médio e longo prazo é algo fundamental. Algumas áreas já se despontam e são apostas garantidas para a próxima década conforme os especialistas. Veja a seguir quais são!

Tecnologias da Informação e Comunicação

Não é novidade para ninguém que o segmento tecnológico e comunicativo deve ser muito bem sucedido na próxima década. Mas quais as áreas específicas que devem crescer significativamente? Internet das coisas, machine learning, big data, segurança da informação, gestão do conhecimento, tecnologia financeira e disruptiva, entre outros.

Os especialistas garantem que este será o setor que mais deve crescer nos próximos 10 anos. E a boa notícia é que as startups estão no centro da atenções, já que possibilitam todos os tipos de investimentos – inclusive dos investidores com orçamentos mais modesto.

Agricultura e beneficiamento de alimentos

Só no Brasil, a previsão de crescimento do setor agrícola deve ser de 1,5% ao ano. Um dos motivos do crescimento é o fato dos espaços de produção na área rural estarem cada vez mais amparados por novas tecnologias e novas oportunidades, o que faz com que a produtividade e a lucratividade já venham crescendo nos últimos anos.

Já outra área que deve se expandir muito é a engenharia e beneficiamento de alimentos. Imagine que já é possível analisar as condições de segurança e qualidade de alimentos com testes pouco invasivos e até saber o tempo exato que determinado alimento precisa para ser cozido ou se tem todas as condições nutricionais garantidas. Novamente, as tecnologias empregadas neste setor fazem com que ele seja um dos mais lucrativos.

Energia e saneamento

Um dos desafios do mundo atual é desenvolver estruturas de saneamento para demandas de megalópoles às pequenas cidades. O caos nos serviços e no beneficiamento do lixo e do uso dos recursos naturais virou uma grande oportunidade de negócio.

negócios

O setor energético também sempre foi um desafio para os governos e setores produtivos da sociedade. Além de tecnologias específicas para este setor, que beneficiem o uso dos tipos mais tradicionais de energia, como novas tecnologias que permitem o uso de energia renováveis, são a bola da vez.

Saúde e qualidade de vida

A saúde também sempre foi um ponto de grande desafio entre governos e sociedade como um todo. Como um segmento de primeira necessidade, terá destaque uma vez que a população brasileira tem envelhecido rapidamente e em que as pessoas têm procurado garantir maior qualidade de vida e requerem métodos, produtos e serviços para isso. Há um grande avanço em áreas centrais de saúde, como biotecnologia, por exemplo, mas os serviços de saúde estão entre os mais criticados em todo o mundo – e isso pode ser uma grande oportunidade.

Educação

Outro segmento essencial para a sociedade vem sofrendo uma grande transformação nas últimas décadas com a expansão da internet, das novas tecnologias e meios de comunicação e das novas abordagens educacionais. Contudo, há um paradoxo entre essa evolução e a qualidade dos serviços ofertados no Brasil.

A tendência mundial é as pessoas buscarem mais conhecimentos e se capacitarem mais em todas as idades, e muitas abordagens novas de educação vêm surgindo a cada dia, mas esbarra do desafio da qualidade do ensino. As novas tecnologias no aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem estão entre os negócios mais indicados entre os especialistas para investimentos.

Veja também:

Gostou da matéria? O que acha sobre o assunto? Deixe um comentário?