Skip to content

5 cuidados que você deve ter ao contratar sua contabilidade

Os serviços de contabilidade são fundamentais para o funcionamento e a boa gestão de uma empresa. Todo empreendedor que quer acompanhar o crescimento do seu negócio deve comprometer-se com a contratação de um bom contador, ou uma empresa de contabilidade
Mãos de uma pessoa trabalhando com documentos financeiros e uma calculadora. A cena sugere a atenção meticulosa e o cuidado necessário ao lidar com a contabilidade, o que está alinhado com o tema '5 cuidados que você deve ter ao contratar sua contabilidade'.

 

Os serviços de contabilidade são fundamentais para o funcionamento e a boa gestão de uma empresa. Todo empreendedor que quer acompanhar o crescimento do seu negócio deve comprometer-se com a contratação de um bom contador, ou uma empresa de contabilidade capacitada.

Conhecer a fundo a situação financeira do seu negócio permite que você administre e tome decisões mais acertivas durante o surgimento de novos desafios. Além disso, é uma ótima forma de compreender melhor suas despesas, dívidas, lucros e rentabilidades do negócio.

 

Então, como escolher um contador ?

Nosso objetivo principal é ajudar você a se informar e aprender mais sobre a gestão financeira e administração empresarial do seu negócio. Assim, hoje falaremos sobre os cuidados que deve tomar ao contratar um contador ou empresa de contabilidade. Aprenda com as dicas a seguir!

 

1) Credibilidade e confiança são fundamentais

O mercado está cheio de profissionais, mas alguns se destacam mais do que outros pela excelência, perfeição e pontualidade de seus serviços. Esses profissionais devem ser muito mais valorizados, pois os empreendedores tem uma maior confiança que o trabalho será feito de forma correta. Procure por esses serviços!

Por muitas vezes, pensamos em procurar profissionais com serviços mais baratos. Porém, se tratando de contabilidade, é melhor pagar um pouco mais caro e ter a certeza que o trabalho será bem feito, do que ter prejuízos futuros e mais dor de cabeça.

Além do mais, um contador tem acesso a vários dados e informações legais de uma empresa. Entre eles, registro de patrimônio, movimentações financeiras, pró-labores, custos e despesas, entre outros. É fundamental que essa pessoa seja de confiança e tenha uma postura profissional para ter êxito no trabalho.

 

2) Procure por empresas e contadores flexíveis em relação a suporte

Algumas questões da empresa podem surgir de uma hora para outra. Afinal, imprevistos acontecem e surgem diariamente.

Tenha certeza que você pode contar facilmente com o atendimento e os esclarecimentos do seu contador. Só assim você pode ficar mais tranquilo com o andamento do seu negócio.

 

3) Serviços incluídos e taxas de cobrança

As empresas de contabilidade e o contador não são responsáveis pelo pagamento de tributos e contas, e nem pela realização de cobranças. Os pagamentos desses títulos são de total responsabilidade da empresa.

Com isso, verifique bem o seu contrato de serviço com a empresa de contabilidade ou o contador. Deixe claro o que está ou não incluído no serviço, para que não acontece desentendimentos futuros.

Os honorários do serviço de contabilidade não são fixos. Com isso, o preço final e as assessorias podem variar de acordo com a necessidade do cliente. Pesquise preços e seja objetivo com os serviços requisitados.

 

4) Acompanhe os serviços

Procure acompanhar mensalmente os relatórios gerados pelo seu contador. As informações constantes nos relatórios contábeis são de extrema valia e podem auxiliá-lo muito na tomada de decisão.

Você, como empreendedor e maior responsável pelo seu negócio, acompanhe e fiscalize todos esses dados. Averiguando e informando qualquer discrepância encontrada.

 

5) Busque praticidade com o auxílio da tecnologia

Usar a tecnologia para troca de informações com o seu contador é fundamental para uma relação eficiente. A troca de documentos físicos, ainda é necessário em algumas situações, mas o papel, na maioria das vezes, pode facilmente ser substituído por uma planilha ou arquivo. Procure integrar o sistema de gestão financeira da sua empresa com o sistema do seu contador, desta forma os processos ficarão muito mais eficientes e as informações chegarão a você com muito mais velocidade e assertividade.

Siga essas dicas, e você terá muito sucesso na contratação de uma empresa de contabilidade para a sua empresa! Afinal de contas, ter a contabilidade em dia será um dos principais ativos de um empreendedor responsável e comprometido com o seu negócio.

 

Uma contadora sorridente, simbolizando o serviço acessível e sem burocracia oferecido pela OSP para a troca de contador.

Autor

Guilherme Pagotto

Guilherme Pagotto

Advogado, contador e empresário, atua no mercado contábil há mais de 20 anos. É sócio da OSP e responsável pela área comercial de Novos Negócios. Também é juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) de Campinas.

0 Comments


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta

Deixe sua contabilidade na mão de quem entende do assunto!

Preencha os campos abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.